segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Passagem de ano


Pela primeira vez convidaram-me para passar a passagem de ano com um grupo de amigos - um facto sobre mim: sou muito excluída da atualidade, nunca faço nada para a minha idade embora os mais novos já o façam desde o século passado. - Por isso, ou talvez por causa disso, a minha mãe resolveu complicar as coisas. Não me quer deixar ir por nada deste mundo. As desculpas são as do costume: "pode acontecer alguma coisa, é tarde, não conheço as pessoas, não conheço o sitio, não fico descansada, não confio, não, não e não". E o pior de tudo - ou o melhor - é que o meu namorado também vai. Até disto faz um problema, parece que não me conhece, eu não ia fazer nada de mal. - lembram-se do facto sobre mim que contei ainda à pouco? Exato. - No fundo eu entendo, mãe é mãe e nada de mal pode acontecer aos filhos. Provavelmente eu iria agir da mesma forma se estivesse no lugar dela, mas depois olho para a minha idade e penso: "será possível que não posso fazer nada para a minha idade?", acho que já sou crescidinha o suficiente para tomar conta de mim e aprender com as minhas decisões futuras.
As vezes penso que se tivesse irmãos mais velhos isto seria diferente, eles iriam passar por isto primeiro e quando chegasse a minha vez já saberiam como reagir por experiência. 
Enfim, só queria uma oportunidade.

19 comentários :

  1. Pode ser que ela ainda ceda. Fico a torcer por ti!

    r: Muito obrigada *.* a sério? Gosto de saber isso. Além da escrita, a fotografia é mesmo uma das minhas paixões

    ResponderEliminar
  2. Diz-lhe que estarás com pessoas que tu confias e que são de confiança, diz-lhe que estarás sempre contactável e que estarás em casa cedo! Tenta convencê-la!

    r: Não tens nada de agradecer! E se está ao teu gosto, isso é o mais importante!
    É mesmo um mundo maravilho, vais adorar!

    ResponderEliminar
  3. r: Também gostava muito de tirar um curso de fotografia :) é um desejo antigo, até porque para além de ficarmos com mais conhecimentos na área também acabamos por evitar fazer asneiras com a máquina

    ResponderEliminar
  4. Qual é mesmo a tua idade querida? :) Eu acho que a tua mãe te devia deixar ir , privar-te dessas coisas torna-se chato para ti que não ficas com muitas vivências e não passas bons bocados longe dos pais e com amigos tenho a certeza que te irias portar mega bem. Agora faça o favor de mostrar o que escrevi à tua mami e ela vai acabar por te deixar ir :p

    ResponderEliminar
  5. r: paguei um artigo que os chineses meteram na conta para nos chularem dinheiro :s a conta era grande então nós não demos por isso logo :( Sim quando vires diz-me logo o que achaste :D

    ResponderEliminar
  6. Eu sei bem isso o que é, acredita! Há uns anos estive nesse papel e olha que o que ajudou a fazer com que a minha mãe me deixasse sair mais não era o meu irmão mais velho (porque ele saia bué e os comportamentos e responsabilidades dele em comparação a mim é quase nada), foi mesmo ela conhecer os meus amigos e perceber que eu não mudo com eles. Se bem que isso já não é bem assim xD Eu perco sempre o juízo, mas é bom os pais conhecerem os amigos bem, isso facilita bastante nas saídas. Outra coisa que sempre contribuiu para isso é que os meus amigos(as) com quem passava imenso tempo na escola e fora dela eram mais velhos(as) que eu. Quando comecei a sair era a menor de idade no meu grupo e os meus amigos acabavam por "cuidar de mim", era o que eles diziam aos meus pais para poder sair de casa. Agora já não acontece, porque sou maior de idade, mas continuo a andar com pessoas mais velhas xD o que para a minha mãe é bom e ela sente-se descansada :p o que custa é a tua mãe deixar-te começar a sair, com namorado ainda "pior"... mas vais ver que ela cede :) mostra-lhe que queres mesmo ir. Quando sou chata nem sempre a minha mãe aceita os meus pedidos, mas quando percebe que eu quero mesmo ela deixa. Vais ver que com a tua pode ser igual. Diz-lhe que fazes qualquer coisa em troca, pode ser que resulte xD Olha, com a minha mãe eu costumava dizer "fogo, eu nunca vou a lado nenhum.. não faço nada" e coisas do género, agora as coisas mudaram x) eu digo "mãe, vou ali" e pronto. Claro que não sou de extremos exageros, mas de vez em quando é bom :) Espero que consigas sair no fim de ano :))

    beijinho querida **
    ps. gostei mesmo do teu blog como está agora :D

    ResponderEliminar
  7. r: simmm, é mesmo muito bom o filme :)) quando o vires tens que me contar se gostaste :D
    não fales em Primark porque eu CHOROOOOOOO :'( Eu vivo na Ilha da Madeira, não existe Primark aquiii :( H&M também não existia, só existe há 2 anos. Eu deliro na Primark quando vou de férias a Lisboa, todos os anos vou lá. Este ano como não fui a minha mãe fez-me o favor de trazer coisas de lá :p vale mesmo a pena os preços. Se eu tivesse uma Primark aqui, não esperava pelos saldos para fazer compras xD

    ResponderEliminar
  8. r: Pois é! Isso é ótimo :D espero que se divirtam então*

    ResponderEliminar
  9. r: não tens nada que agradecer querida :)) eu é que me entusiasmo aqui nos comentários.. tá visto xD ando a escrever demasiado, desculpa :x
    Eu também só comecei a sair com 17 anos e hoje em dia (como se eu fosse muito velha xD) os meus pais até compreendem que tenho que sair com os meus amigos. Agora mal ando com as minhas amigas que eles conhecem, mas como finalmente perceberam que tenho juízo, não me controlam e respeitam com a devida liberdade. Digo-te já que assim é pior, prender nunca é solução.. olha, eu comecei a conseguir sair, porque ficava na casa de uma amiga minha que vive na cidade de onde há noites animadas... isto porque eu vivo no campo e de madrugada não há autocarros, nem nada do género. Ou então o meu pai ia buscar-me e já deixava as minhas amigas em casa. Mas digo-te já que não sou uma pessoa de sair mesmo. Tens que ir conquistando os teus pais aos poucos, principalmente a tua mãe :)) a minha era do piorioooo! Se precisares de algumas coisa diz-me :D nem que seja para contar as conversas e as coisas que já disseste à tua mãe para ela te deixar sair!

    Xoxó **

    ResponderEliminar
  10. r: Eu rezo para que isso aconteça... mas sabes, não vai ser a mesma coisa. a H&M é bem mais variada ai do que aqui. É como a C&A, detesto ir aqui.. mas ai gosto bué xD encontro sempre coisas fixes!
    A do Colombo abriu no ano passado quando estava ai de férias :p eu fuii! Mas eu costumo ir sempre à de Sintra, à mesma que tuu xD aquilo é um mundo lá dentro. A nível de roupa concordo contigo, mas acredita que para mim aquilo é fantástico, em comparação ao que existe aqui. Mas a níveis de calçado e de acessórios vale bem a pena sim :)) vejo as bloggers aqui a mostrar tantas coisas giras que compraram na primark a preços bem fixes! Eu na primark com a minha mãe é para esquecer xD ela fica louca com tanta gente também. Nãão chores :p um dia vens aquii ahah

    ResponderEliminar
  11. r: Não tens que agradecer :) vou ficar atenta, tenho a certeza que vou adorar!

    ResponderEliminar
  12. r: em tantos meses na blogosfera nunca fiz tantos comentários grandes! Estou aqui a falar contigo e parece que te conheço de algum lado, não sei porquê :p
    Pois... isso das influências vai existir sempre em todo lado, por tudo e por nada. E os teus pais vão sempre tentar proteger-te disso. Os meus ainda o fazem e ainda pensam que sou influenciável... calha que nem sou muito dessas coisas, mas já fui. E depois há aquelas influências básicas do grupo de amigos, "tu vais, eu vou", "tu queres, eu quero" x) mas é perfeitamente normal!
    Olha que foi com muito custo xD a primeira vez para eu sair e ficar na casa da minha amiga, a minha minha mãe quase que teve que falar com a mãe da minha amiga xDD depois eu fiz a minha mãe perceber que ela é que tinha que confiar em mim e na Fifi (minha amiga) e não na mãe dela para ficar lá a dormir xD e depois ela vinha cá para "compensar" as minhas noites lá.. segundo a minha mãe era mais bonito assim xp vais ver que podes vir a ter oportunidades dessas :))
    Obrigada querida :DD **

    ResponderEliminar
  13. r: podíamos mas, como provávamos mesmo que não tinhamos levado nada daquilo ? :s o problema está aí :s

    ResponderEliminar
  14. r: insiste muito tens idade suficiente para saires sozinha com os teus amigos eu comecei a sair aos 15 por isso ... Tens que lhe provar que pode confiar em ti e que nada vai acontecer e se acontecer algo de mal foi pq esta previsto assim nao teve nada a ver contigo ... diz-lhe que mandas mensagem de vez em quando a dizer que esta tudo bem. Insiste muito :D

    ResponderEliminar
  15. Se insistires mais um bocadinho, pode ser que ela ceda, mostra-lhe que vais com pessoas de confiança! :)
    p.s o teu blogue assim está mais giro! :)

    ResponderEliminar
  16. Isso também me acontece e eu também fico a pensar porque é que a minha mãe não me deixa, eu até compreendo porque não se sente segura mas também tem que pensar en nós...

    ResponderEliminar
  17. Tenta expor-lhe isso. Diz-lhe que confie em ti e que se algo de mau acontecer avisa-la logo. Os meus pais também eram assim até ao dia em que eu em vez de perguntar se podia ir a X lugar simplesmente dizia «vou a X lugar e chego tarde». Nas primeiras vezes a minha mãe até nem conseguia dormir mas ao habituar-se agora já dorme e nem dá por mim quando chego a casa.

    ResponderEliminar
  18. resp : sorte e vontade é o que mais preciso.
    obrigada querida , sigo de volta *

    ResponderEliminar

Diz-me o que vai dentro de ti ♥