sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Faculdade ou Secundário?

Sinto-me cada vez mais perdida, sinceramente não sei o que fazer com o meu futuro. Mas bom, deixem-me explicar, recentemente uma amiga minha foi falar com a psicóloga da escola e ela falou-lhe de alternativas para terminar o décimo segundo ano. Ora bem, trata-se de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, isto é, cursos que podemos fazer na faculdade que nos dão equivalência ao décimo segundo e ainda nos preparam melhor para o mercado de trabalho. Pois bem, como isto se enquadra no meu perfil decidi ir falar com a tal psicóloga. Se querem que vos diga não sei se saí de lá mais esclarecida ou pior. Mas que ajudou, ajudou. Por um lado era melhor para mim porque em vez de ficar um ano a terminar uma disciplina, repetir exames para fazer melhorias e, no final, poder ou não entrar numa faculdade poderia fazer um destes cursos onde para além de terminar o secundário e ainda obter formação ficava automaticamente dentro da faculdade, ou seja não tinha que ter mais preocupações com a média e as candidaturas para entrar. 
Pois bem, assim que cheguei a casa fui fazer a pesquisa e encontrei dois cursos que provavelmente me iria interessar. Mas, para além deste curso, tinha também de decidir já em que licenciatura iria querer entrar visto que ao entrar no curso fico automaticamente lá dentro.
O problema é que na minha zona só existem estes cursos em faculdades privadas e têm a duração de dois anos. Ou seja, tinha de arriscar ainda mais um ano. 
Agora só me resta tentar obter mais informações ao ligar para cada universidade. Não sei o que fazer, into-me tão desorientada com isto tudo.


11 comentários :

  1. Acredita que ja passei por essa fase. Nao sabia mesmo o que fazer e ainda hoje, apesar de ja ter uma escola a meu gosto, ainda tenho duvidas. Nao quanto a area, mas sim quanto a minha adaptaçao / integraçao na cidade e com as pessoas. Sugiro que continues a procurar. Antes de encontrar a Esmae (que é publica) só me restavam 2 que eram privadas e pagava-se bue mesmo. Qual a area que queres mesmo?

    ResponderEliminar
  2. Respira, avalia as situações favoráveis e depois toma uma decisão :)

    ResponderEliminar
  3. Não sei em que parte do país vives, mas na minha cidade há uma escola onde é possível completar o 12º ano. Se quiseres pesquisar na net, procura por ensino recorrente. Se chumbaste logo no décimo ano, durante este ano podes realizar três exames, um de 10º (em Janeiro), um de 11º (em Abril) e um de 12º (em Junho). Se chumbaste no 12º, a matéria desse ano é dividida em partes e fazes três exames na mesma, mas com a matéria de 12º dividida em três.

    ResponderEliminar
  4. R: Eu estou na mesma situação e cheguei à conclusão que é preferível acabar o secundário, ficar um ano "parada" e focar-me apenas na Matemática. Temos a oportunidade de ter boa nota, repetir os exames nacionais, melhorar a média e as provas de ingresso. No final podemos entrar num curso bem melhor :)

    ResponderEliminar
  5. Boa sorte! Que isto para estes lados tambem nao esta famoso!!
    Beijinhos,

    Girly World

    ResponderEliminar
  6. Com calma, querida. Tudo com calma e a seu tempo. Se for preciso mais um ano (lá naquela que querias que são 2) então força, afinal é o teu futuro. Beijinhos ♥
    R: muito obrigada awn ♥

    ResponderEliminar
  7. Nao desesperes antes de ter mais informação... força!

    ResponderEliminar
  8. Eu também já passei essa fase há bastante tempo (há mais de 20 anos). Mas posso dizer-te que eu também não sabia muito bem o que devia fazer nessa altura e então inscrevi-me na área de saúde, onde fiz o décimo e a quase totalidade do décimo primeiro ano (chumbei 3 disciplinas). Como tinha de repetir o ano para fazer essas três disciplinas optei por fazer um curso profissional de técnica de recursos marinhos e repetir novamente o décimo ano. Não me arrependo! Consegui muito boas notas, fiz 3 estágios (um no final de cada ano, o que me deu alguma experiência profissional) e depois ingressei na universidade no curso de Engenharia Alimentar.

    Não sei se te consegui ajudar (ou confundir ainda mais) mas foi a minha experiência.

    Beijinhos.

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Qual seja a decisão que tomares, o importante é sentires-te bem contigo mesma!

    ResponderEliminar
  10. Este ano, na minha faculdade também abriram esses cursos.
    Pondera bem os prós e os contras e liga para as universidades, isso talvez te ajude a decidir com mais facilidade

    r: Muito obrigada *.*
    Verdade*

    ResponderEliminar

Diz-me o que vai dentro de ti ♥