terça-feira, 1 de março de 2016

Dia da Defesa Nacional


Hoje tive o meu dia da Defesa Nacional, confesso que estava a espera de algo bem pior do que aconteceu, posso dizer que fui muito surpreendida pela positiva.
Primeiro de tudo, como já tinha dito aqui, calhou num dia péssimo - não conhecia ninguém visto que fui com a morada da casa da minha mãe e eu não conheço nem cresci com ninguém daquela zona - mas, como eu tenho um namorado cinco estrelas, ele alterou o dia dele para o meu e lá fomos os dois juntos.

Ainda ponderamos ir de comboio mas depois não sabíamos continuar a pé, então resolvemos optar por ir de autocarro visto que o resto do percurso seria mais direto. Até nos demos ao trabalho de ontem andar a perguntar a motoristas o percurso certo para que hoje não houvesse problemas.

Assim, às sete e quarenta e dois da manhã lá estava eu a entrar no autocarro onde, mais tarde, o D' ia entrar também. Compramos os bilhetes - ao mesmo homem do dia anterior, por coincidência - e seguimos viagem. Estava um trânsito terrível e a quantidade de pessoas que iam dentro daquele autocarro também não estava a ajudar em nada, tanto que eram oito e quarenta ainda íamos nós a meio do percurso. Comecei a ver a minha vida a andar para trás quando me apercebi de que íamos chegar atrasados.
Fartos disto, fomos perguntar ao motorista se ainda faltava muito até chegarmos ao famoso jardim. À qual ele respondeu: "Agora? Já passamos isso ao tempo!"
Passando à parte as vezes que eu tive vontade de matar aquele homem por nos ter enganado e bem, saímos do autocarro e esperamos por outro para voltar para trás.

Quando finalmente chegamos ao quartel - eram mais ou menos dez para as dez - explicamos tudo aos militares que estavam à entrada e estes, por sua vez até foram bastante compreensivos e tentaram de tudo para que ainda  desse para nós entrarmos. Lá disseram que só tínhamos meia hora de tolerância e a palestra já tinha começado por isso era melhor voltarmos amanhã, caso contrário tínhamos de pagar uma multa.
Eu, por mim ficávamos assim, voltava amanhã e resolvia-se tudo. Mas, felizmente, o D' insistiu, explicou que gastamos imenso dinheiro em transportes (só com esta brincadeira foram seis euros e meio cada um, fora voltar para trás) para além de que já estávamos a faltar à escola e assim amanhã teríamos de repetir tudo. Com ordens superiores lá nos deixaram entrar (ufa).

Fizemos o check in, onde me foi atribuído o grupo A (quando chegamos lá somos divididos em três grupos por questões de organização, A, B e C) e ao D' calhou o B. Caiu-me logo tudo quando estava a ver que íamos ser separados durante o dia inteiro e o esforço inicial tinha sido em vão. Mas, com jeitinho lá pedimos ao militar para nos deixar ficar juntos e ele deu a senha A ao D'.
- Tantas exigências para quem chegou atrasado e faltou à primeira palestra não? -

Bem, resumindo o meu dia, levamos com uma data de palestras sobre: 
- Forças armadas
- Exército
- Força aérea
- Marinha

Exposição e contacto com os materiais
Almoço

- Proteção cívil
- GNR
- Bombeiros
- A dependência

Resposta a questionários
Entrega das cédula
Cerimónia do hastear da bandeira

Quando saímos de lá eram cinco da tarde, lá se foi a minha folga, mas vá, ainda terminou meia hora mais cedo do que era suposto. 
A minha opinião sobre o dia de hoje ainda é um pouco confusa, se por um lado consigo assumir que foi uma grande seca (sim, foi) por outro posso dizer que gostei. Adorei aquele ambiente, o pessoal era todo simpático, e os militares meninas, os militares nem vos digo nada! (risos) 
Confesso que me deixaram cheia de vontade de voltar ali. Com tanta publicidade descobri que aquilo tem imensos ramos para seguir, não é tudo armas (risos), e até falaram de um curso que me chamou à atenção, quem sabe não me meto nisso! 

E vocês, já se apresentaram? Se não, mentalizem-se de que vão apanhar uma grande seca mas, ao mesmo tempo espero que gostem tanto dela como eu. É uma experiência incrível.

24 comentários :

  1. Eu fui em janeiro :)
    Tirando a soneira que me estava a dar, o dia até foi fixe. Passou a correr !!!

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fui, mas ainda bem que acabou por não ser assim tão mau! :)

    ResponderEliminar
  3. quando fui ao meu dia da defesa nacional fiquei um bocado assustada, tinham-me falado super mal daquilo, mas depois ao ir até gostei :)

    ResponderEliminar
  4. Eu fui o ano passado e ADOREI! Adorei as palestras, as pessoas que as foram dar falavam com uma paixão enorme sobre aquilo! Gostavam mesmo do que faziam! Senti-me super bem o dia todo, principalmente nas palestras sobre força aérea que é, sem dúvida, o ramo que sempre me chamou mais atenção! E, além disso, quem deu a palestra ... nem digo nada! Also, ele era muito engraçado.

    Tive a oportunidade de colocar um paraquedas e fiquei entusiasmada para o resto da vida! Ahahah, adoro paraquedistas/paraquedismo :p

    ResponderEliminar
  5. Afinal até foi bom. Isso de chegarem atrasados é que é chato. Mas realmente o homem do autocarro pudia ter-vos avisado! :)
    beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Meu Deus, que stress daqueles! Eu fui o ano passado e a câmara municipal disponibilizou-nos um autocarro, pelo que não passei pelo medo de me enganar (ou enganar-me como foi o vosso caso), mas ainda bem que ficou tudo resolvido! Eu adorei o dia, saí de lá com vontade de escolher uma área ali dentro! Mas eu sempre fui doida pela tropa, eheh! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Já tive a minha experiência, e confesso que achei tuddo aquilo um "mundo" incrível.
    A parte que mais me fascinou foi, sem dúvida, as forças armadas e a marina.
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. E fui à duas semanas e também não conhecia ninguem, fiquei o dia todo a olhar para o ar ahah :)
    Foi uma seca mas fiquei como tu, até que nem me importava de lá voltar :)
    xxx

    www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. No meio do azar ainda tiveram sorte, ao menos isso :)
    Não ia com grandes expectativas para o meu dia da defesa nacional, confesso, mas até gostei

    ResponderEliminar
  10. Eu vou em Setembro, mas não tenho a sorte de ir com o meu namorado. Ele já foi há dois anos eheh

    ResponderEliminar
  11. Achei o post super interessante. Não fazia a mínima ideia do que se fazia lá. Assim, quando for a minha vez, já sei com o que posso contar :p

    ResponderEliminar
  12. Já me apresentei a uns mezinhos atrás e também ia cheia de medo do que me ia acontecer porque tinham dito que tínhamos de fazer o que eles fazem normalmente mas depois foi mais um dia normal cheio de palestras e em Braga os militares também são UIUI, então um da marinha, ai meu deus que pedaço!
    Só não percebo é essa cena do transporte, na minha freguesia a Camara disponibilizou autocarros de ida e volta gratuitos...
    Beijinhos*

    r: Eu também não tinha, é uma questão de te habituares :)

    ResponderEliminar
  13. Também fiquei com mixed feelings acerca do meu dia de defesa nacional ahah.

    ResponderEliminar
  14. Hallo ^^
    Estou a tentar divulgar o meu blog pela blogosfera, sei que é um bocadinho chato fazer isto, no entanto só assim é que podemos dar a conhecer o nosso "trabalho".
    Não peço para me seguirem só porque sim, mas sigam se gostarem e estiverem interessados/as a lerem mais de mim e do meu dia-a-dia.
    Obrigada,

    Michiyo.

    ~
    http://lino-michiyo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. O melhor do meu Dia da Defesa Nacional foi que um dos Sargentos(?) era super simpático e então estava tudo de olho nele ahah!

    Gosto muito do teu blog :)

    Beijinhos,
    The Lost Louboutin Blog

    ResponderEliminar
  16. Está tudo bem contigo?
    Desculpa estar a perguntar, mas estranhei a tua ausência por aqui...

    ResponderEliminar
  17. Achei este post super engraçado, principalmente porque vou ao DDN na segunda-feira e não tinha ideia de como seria! :b

    ResponderEliminar
  18. Eu não tive que ir ao Dia da Defesa Nacional. Só começou a ser obrigatório para as raparigas que nasciam a partir de 1992, inclusive. E eu nasci em 1991 :p Mas também não tenho pena nenhuma de não ter ido...

    ResponderEliminar
  19. Eu também cheguei atrasada no meu dia da defesa nacional! Eu e mais duas raparigas, até fomos no carro de uma delas até ao local da primeira palestra, sabes como aquilo é tudo gigante dentro das cenas militares!
    Depois encontrei as minhas amigas e fui ter com elas, mas engraçado.. calhei no grupo das duas moças com quem entrei ahah
    Eu adorei aquele dia, já te tinha dito.
    E sim amiga, os militares!! xd

    ResponderEliminar
  20. Ainda não tive o meu dia mas tenho um bocado de medo ,até porque acredito que não vá com ninguém da minha zona

    ResponderEliminar
  21. R: A ideia é levar as pessoas aqui da blogosfera num livrinho, para mais tarde recordar :)

    ResponderEliminar
  22. O meu dia de Defesa Nacional já foi há anos. Fui sozinha, não conhecia ninguém mas facilmente me ambientei e comecei logo a conhecer pessoas novas. Adorei o dia, o ambiente, tudo. Quem me dera ter nascido com mais alguns centímetros para poder ingressar no exército. É um sonho que tenho desde muito cedo mas que me é inalcançável visto que já não vou crescer mais xD

    ResponderEliminar
  23. Eu não tinha jeitinho nenhum para essa área! :)

    ResponderEliminar

Diz-me o que vai dentro de ti ♥